MOSAIC
Ciência Aberta para a Saúde Planetária
O MOSAIC é um projeto europeu que mobiliza a Ciência Aberta para trazer soluções para o desafio crucial da Saúde Planetária.
O objetivo é promover a saúde das populações locais transfronteiriças na África Oriental e na Amazônia, afirmando que, na medida em que as pessoas estão envolvidas na coprodução de dados e conhecimentos com cientistas, elas são capazes de explorar dados, informações e conhecimentos complexos e multitemáticos sobre seu ambiente, saúde, bem-estar e práticas, a fim de adotar soluções de adaptação e mitigação aceitáveis, viáveis e sustentáveis.

Aplicação multilocal da ciência aberta na criação de ambientes saudáveis envolvendo comunidades locais.
Este é um projeto de quatro anos, financiado pelo programa de pesquisa e inovação Horizonte Europa da União Europeia (Horizonte Europa, 2021-2027), que reúne 15 parceiros de sete países diferentes. O projeto, que teve início em janeiro de 2024, é coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável (Institut de recherche pour le développement, IRD) em colaboração com parceiros franceses, quenianos, portugueses, poloneses, brasileiros, peruanos e colombianos.
O MOSAIC é um dos cinco projetos Horizon Europe — GoGreen Next, MOSAIC, PLANET4HEALTH, SPRINGS, e TULIP — que, juntos, formam o Planetary Health Cluster.


O que significa Saúde Planetária?
De acordo com a Planetary Health Alliance, a Saúde Planetária é «um campo transdisciplinar orientado para soluções e um movimento social focado na análise e abordagem dos impactos das perturbações humanas nos sistemas naturais da Terra sobre a saúde humana e toda a vida no planeta».

Emmanuel Roux, IRD, 2009
As populações ameríndias, aqui em Camopi, às margens do rio Oiapoque, que forma a fronteira entre a Guiana Francesa e o Brasil, vivem em habitações em sua maioria abertas, mais ou menos próximas ao rio e à floresta.

David Western, African Conservation Centre
A equipe de campo do Centro Africano de Conservação realiza monitoramento da vegetação em áreas de conservação comunitária no sul do Quênia. O conhecimento da comunidade pode ser usado para identificar indicadores de mudanças ambientais, bem como soluções de adaptação e mitigação diante dos impactos negativos das mudanças ambientais na saúde e no bem-estar das populações locais.
O que é Ciência Aberta?
MOSAIC refere-se à definição da UNESCO de Ciência Aberta como « um construto inclusivo que combina vários movimentos e práticas que têm o objetivo de disponibilizar abertamente conhecimento científico multilíngue, torná-lo acessível e reutilizável para todos, aumentar as colaborações científicas e o compartilhamento de informações para o benefício da ciência e da sociedade, e abrir os processos de criação, avaliação e comunicação do conhecimento científico a atores da sociedade, além da comunidade científica tradicional”.














