
Equipe Mosaic
A MOSAIC conta com uma equipe resolutamente interdisciplinar, composta por pesquisadores das áreas de ciências ambientais, ciências sociais, saúde, saúde pública, ciência de dados, ciências da computação e modelagem
Coordenação do projeto

Emmanuel ROUX (IRD, França)
Coordenador do projeto e co-líder do WP3
A área de pesquisa de Emmanuel trata da ciência de dados e modelagem para a compreensão e controle de sistemas ecoepidemiológicos e o desenho de observatórios transfronteiriços One-Health.

Lucile GUERIN (IRD, França)
Gestora de projeto
Lucile tem mestrado em economia do desenvolvimento e já morou em vários países, incluindo quatro anos no Brasil. Ela fala francês, inglês, português e espanhol.
Líderes dos pacotes de trabalho

Paulo PEITER (Fiocruz/PICTIS, Brasil-Portugal)
Co-líder do WP1 e co-líder de tarefa no WP1
Paulo é arquiteto e economista, com doutorado em Geografia Humana. Atualmente, é pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), onde trabalha com geografia da saúde, questões de saúde nas fronteiras internacionais, vigilância sanitária e «espaço, território e saúde». É professor de “Medicina Tropical” no IOC e de “Saúde Pública e Meio Ambiente” na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

Valérie MOREL (UA, França)
Co-líder do WP1
Valérie é geógrafa. É professora na Universidade de Artois e membro do laboratório “Textes et Cultures”, onde desenvolve projetos de ensino e pesquisa sobre questões ambientais. É especialista no estudo dos riscos ambientais, na construção de territórios de risco e na evolução da vulnerabilidade territorial. Os territórios fronteiriços estão no centro do seu trabalho. As populações locais, tanto pelo seu conhecimento como pelas suas necessidades, estão totalmente integradas na sua pesquisa.

Victor N. MOSE (ACC, Quênia)
Co-líder do WP2 e WP5 e co-líder de tarefas no WP1, WP2, WP3 e WP5
Victor é codiretor e chefe dos Serviços Bioestatísticos do Programa de Conservação Amboseli – Centro Africano de Conservação (ACC). Victor tem um doutorado em Biomatemática e seus interesses de pesquisa incluem: Dinâmica Populacional, Modelagem da Migração de Grandes Mamíferos e Análise Dinâmica de Redes. Victor trabalhou nas áreas de modelagem ecológica, bioinformática, visualização avançada de dados e GIS. Atualmente, ele está trabalhando na aplicação de ferramentas de aprendizado de máquina e IA de código aberto para a conservação da biodiversidade na África Oriental rural.

Alessandra FERREIRA DALES NAVA (Fiocruz/PICTIS, Brasil-Portugal)
Co-líder do WP2 e co-líder de tarefa no WP2
Alessandra Nava é uma veterinária que trabalha na Amazônia brasileira. Sua área de estudo é a mudança na paisagem e o desenvolvimento humano, juntamente com uma relação sustentável com a vida selvagem. Sua carreira se concentra na interconectividade entre seres humanos, vida selvagem e ecossistemas. Ela trabalha com vigilância ativa de doenças emergentes na vida selvagem da floresta amazônica brasileira e mede os tipos de contato que as populações humanas têm com a vida selvagem nesses diferentes ecossistemas.

Lucy Waruingi (ACC, Quênia)
Co-líder do WP3 e co-líder de tarefa no WP3
Lucy Waruingi é diretora executiva do Centro Africano de Conservação (ACC). Sob sua liderança, o ACC se estabeleceu como um centro de conservação e conhecimento para coordenar pesquisas colaborativas e avaliações de biodiversidade, promovendo ferramentas e habilidades que apoiam ações de conservação eficazes e iniciativas de conservação lideradas pela comunidade que resultam em ecossistemas resilientes e produtivos. Ela tem mestrado em GIS e sensoriamento remoto e mais de 20 anos de experiência na integração de dados, informações e conhecimentos científicos e de biodiversidade para influenciar o planejamento, a tomada de decisões e as ações relacionadas ao gerenciamento de recursos naturais nos níveis local, nacional e global.

Łukasz DUMISZEWSKI (University of Warsaw / ICM, Polônia)
Co-líder do WP4 e co-líder de tarefa no WP4
Łukasz é chefe da Equipe de Desenvolvimento de Software do Centro Interdisciplinar de Modelagem Matemática e Computacional (ICM) da Universidade de Varsóvia. Ele é especialista em desenvolvimento de aplicativos web e big data, com mais de 20 anos de experiência profissional em todas as fases do desenvolvimento de software, desde a análise e planejamento até o design e programação.

Martha Cecilia SUÁREZ-MUTIS (Fiocruz/PICTIS, Brasil-Portugal)
Co-líder do WP5 e co-líder de tarefa no WP1
Martha estuda a malária na região amazônica. Um dos objetivos de sua pesquisa é compreender a dinâmica da transmissão da malária e as estratégias de controle até a eliminação dessa doença. Ela também estuda a vigilância epidemiológica de doenças tropicais nas fronteiras internacionais do Brasil.

David “Jonah” WESTERN (ACC, Quênia)
Assessor da ACC
O trabalho de pesquisa e conservação de longo prazo de Jonah em Amboseli foi pioneiro na conservação comunitária e no planejamento de ecossistemas no Quênia. Ele está fornecendo e orientando as aplicações da pesquisa para a integração e modelagem de dados ambientais e saúde humana.